Blog

Camel tocou The Snow Goose em Londres e eu estava lá

Camel Barbican Centre London

Ainda não havia comentado nada sobre o show do Camel que tive a oportunidade de assistir ao vivo no final do ano passado. Vários dos meus amigos sabem que esta é uma das minhas bandas favoritas. Ouço Camel há muito anos e, com o Raphael Rocha, Mário, Rodrigo e Mariana, tive a oportunidade de tocar as músicas da banda por um tempo em ensaios e shows, com a extinta Rajaz.

Andrew Latimer, líder da banda e um dos melhores guitarristas “melódicos” de todos os tempos, lutava há mais de uma década contra uma doença grave. Enquanto a Rajaz tocava por aí, eu me arrependia amargamente de não ter ido ao show do Camel em BH, alguns anos antes, e achava que não teria uma nova oportunidade, devido aos graves problemas de saúde do Andrew.

De toda forma, prometi mentalmente que se caso algum dia o Camel voltasse aos palcos, em qualquer lugar, eu estaria lá. Esta não poderia entrar na coleção de bandas fantásticas que jamais tive o privilégio de ouvir ao vivo.

Seguia lendo o site oficial do Camel, acompanhando atentamente os relatos de Susan Hoover, esposa e empresária de Latimer, sobre sua saúde, quando, em março de 2013, surgiu o anúncio de um show em outubro, no Barbican Centre, em Londres. Foi totalmente inesperado! Mais inesperado ainda foi o tema do show: iriam tocar o Snow Goose completo, álbum clássico da década de 70 e um dos meus favoritos!

Ticket Camel London

Lembro que liguei para o meu irmão na mesma hora e falei: “O Camel voltou e vai tocar em outubro! Nós temos que ir!” O detalhe é que era em Londres. E eu nem sequer jamais havia ido até lá.

Havia prazo! Acabou que o show virou a nossa viagem de férias. Fizemos todo o planejamento para um período em Londres baseado na data do Camel. Compramos os ingressos pouco após o anúncio no site, ainda em março. Em questão de dias as entradas se esgotaram.

Durante meses, confesso que fiquei com medo da data ser cancelada. Temia pela saúde do Andrew e já estava com tudo comprado, reservado, etc.

Fomos à Londres. Enquanto fazíamos turismo, o Camel realizava outros shows no Reino Unido antes da volta aos palcos da capital. Vale observar que esta seria a primeira vez que a banda tocaria o Snow Goose inteiro ao vivo na cidade desde o show de 1975 no Royal Albert Hall.

Barbican Centre em Londres

Barbican Centre em Londres

Na segunda-feira, 28 de outubro, fomos ao show. O Barbican Centre, local do evento, é um centro de cultura absolutamente fantástico! Um complexo com teatros, cinemas, locais de exposição e muito mais. O teatro do show tinha ótima acústica e muito conforto, além de ser extremamente agradável aos olhos. Do nosso hotel para o Barbican foi necessário apenas um metrô (viva a Circle Line!) para chegarmos quase na porta do teatro.

DSC01542

Já dentro do prédio, próximo ao bar, uma pequena ilha vendendo material promocional do Camel. A vendedora era ilustre. Tratava-se de Susan Hoover, esposa de Andrew Latimer e grande colaboradora do Camel ao longo de todos estes anos. Além de camisas da banda, havia também disponível o CD trazendo a regravação do Snow Goose pela formação atual, que escuto agora ao escrever este texto e está sensacional.

2013-10-28 19.30.27

Fomos para o teatro. Como já havia acontecido nos demais shows desta turnê, ao subir no palco, Latimer foi ovacionado por alguns minutos. Da formação atual, apenas Latimer e Colin Bass estavam presentes já na década de 70. Mesmo assim, Bass ainda não estava no grupo na época das gravações do Snow Goose. Nos teclados, o Camel contou com Jason Hart e Guy LeBlanc, que fizeram um ótimo trabalho para reproduzir os grandes solos e timbres de Peter Bardens, além de suprir de alguma forma a ausência da orquestra de Londres, presente no show de 1975 no Royal Albert Hall. O baterista Denis Clement também fez grande trabalho em seu instrumento, além de tocar baixo em algumas músicas.

DSC01552

 

O show foi dividido em duas partes. Na primeira, o Snow Goose na íntegra. Na segunda, músicas de épocas variadas, como Echoes e For Today. Confira o setlist completo.

Tantos anos depois, seria impossível não pensar nas seguintes perguntas: como estaria a técnica do Andrew Latimer após a doença? E sua voz? Será que a banda teria energia suficiente para um grande show?

Foi preciso chegar apenas à terceira música do setlist para termos certeza de que Andrew estava totalmente em forma, tanto na guitarra quanto na flauta. Confira o solo de Rhayader Goes To Town.

 

Vale destacar as mudanças em algumas faixas do Snow Goose. Novos trechos instrumentais foram adicionados e só valorizaram as belíssimas composições do álbum. Confesso que a primeira parte do show passou muito mais rápido do que eu gostaria. Assistiria e ouviria o mesmo mais algumas vezes, se fosse possível.

Na segunda parte, destaque para Echoes, executada com brilhantismo, Fox Hill, com grande performance de Colin Bass, e For Today, trazendo toda a emoção dos solos de guitarra de Latimer e a mensagem na letra totalmente relacionada a tudo que aconteceu com a banda com o passar do tempo.

Após longos aplausos da platéia, de pé, ao final de For Today, a banda voltou ao Palco para o bis. Lady Fantasy, um ícone do grupo, foi tocada de forma impecável.

Foram quase 2 horas e meia de show. Durante este tempo, tudo que eu conseguia pensar era como estava feliz por estar ali naquela noite e presenciar a volta de um grande músico aos palcos, tocando algumas de suas melhores composições com técnica e emoção, sempre características. Saí do Barbican certo de que, musicalmente, aquela havia sido a noite mais marcante da nossa excelente viagem à Londres e uma das mais especiais da minha vida. Promessa cumprida.

912T0ru297L._SL1500_

Agora é possível conferir este show incrível em DVD. A gravação foi feita na noite em que estávamos lá. Aliás, foi a única apresentação em Londres naquela turnê.

Padrão